Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Será que ele consegue desatar esses nós?


Será que ele consegue desatar esses nós?

Vai abaixo o que o repórter conseguiu apurar acerca dos nós que Lula quer ver desatados:

1. São Paulo: Nesse Estado, o PMDB é presidido por Orestes Quércia, agregado à caravana do presidenciável tucano José Serra.

Excluída a hipótese de acerto com o PMDB, Lula disse que mantém viva a expectativa de fazer de Ciro Gomes (PSB) o seu candidato ao governo paulista.

Ainda acredita, segundo disse, que Ciro abandonará suas pretensões ao Planalto. Espera que o deputado transfira seu título do Ceará para São Paulo em setembro.

2. Rio de Janeiro: Lula disse estar fechado com a candidatura reeleitoral do governador Sérgio Cabral (PMDB).

E quanto ao prefeito de Nova Iguaçu, Lindenberg Farias (PT)? O presidente disse que demoveria o petista da idéia de medir forças com Cabral.

Vai empurrar Lindenberg para uma candidatura ao Senado. Para a segunda vaga senatorial, dará apoio a Marcelo Crivella (PRB).

3. Minas Gerias: o PMDB cobra do PT apoio à candidatura do ministro Hélio Costa (Comunicações), hoje mais bem-posto nas pesquisas.

Lula disse que Minas é problema seu. Espera pela definição do PT, dividido entre Patrus Ananias, ministro do Bolsa Família, e Fernando Pimentel, ex-prefeito de BH.

Definido o nome, verá quem tem mais chances. Se Hélio Costa for o favorito, acha que nem Pimentel nem Ananias ousarão criar problemas para Dilma.

4. Bahia: Lula soou explícito. Apoiará o governador petista Jaques Wagner, candidato à reeleição.

Antes, dizia que preferia ver o ministro pemedebê Geddel Vieria Lima (Integração Nacional) na disputa ao Senado. Desistiu de esmurrar a faca.

Geddel rompeu a aliança que mantinha com Wagner. Postula não o Senado, mas o governo baiano. Lula pede que seja assegurada uma disputa sem agressões.
(Ele teme que Geddel abra o bico e detone a corrupção do seu candidato durante a campanha) Sueli
5. Rio Grande do Norte: É o Estado do líder pemedebê Henrique Alves. Ele informou que seu primo, o senador Garibaldi Alves, flerta com o ‘demo’ José Agripino Maia.

Principal liderança do PMDB potiguar, Garibaldi cogita apoiar Rosalba Ciarlini, a candidata ‘demo’ ao governo do Estado.

Uma hipótese que Lula considerou inadmissível. Quer que PMDB e PT se acertem com o candidato a ser definido pela governadora Wilma de Faria (PSB).

Quem? Qualquer pessoa, menos a candidata de Agripino Maia. Henrique Alves ficou de tratar do assunto com Garibaldi.

7. Rio Grande do Sul: Ali, reconheceu Lula, o PMDB do prefeito José Fogaça e PT de Tarso Genro são forças irreconciliáveis.

O fazer? “Palanque duplo” para Dilma, disse Lula. Resta assegurar que o PMDB gaúcho, hoje alinhado com a governadora tucana Yeda Crusius, pare de flertar com José Serra.

8. Paraná: Lula disse já ter conversado com o governador Roberto Requião (PMDB). “Ele vem com a gente”, afirmou. Uma novidade. Requião também tricotava com Serra.

9. Santa Catarina: Frequentou a conversa como um caso perdido. Dá-se de barato que o governador Luiz Henrique (PMDB) manterá a aliança com PSDB e DEM.

10. Pará e Mato Grosso do Sul: Foram tratados como um par de Estados-problema.

Os pemedebês Jader Barbalho, deputado paraense, e André Puccinelli, governador sul-matogrossense torcem o nariz pata o petê. Não há solução a vista.

Escrito por Josias de Souza às 05h24
Postado por LILICARABINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário