Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O JEITO PETISTA DE GOVERNAR


Vejam a quantidade de processos no final

Stela Farias, a reprise de 2008 e suas impossibilidades para presidir a CPI

OPINIÃO DO LEITOR
Mus in pera, ignis in sinu, serpens in gremio, hostes in ostio male suos remunerant hospites. ( em latim ) / Rato na bolsa, fogo no seio, cobra no regaço, e, visita na porta, retribuem mal a seus hospedeiros. Arno Edgar Kaplan

É certo que o jornal Zero Hora deste domingo não abriu duas páginas para o "Fator Stela", tal como fez para incensar o lobista Lair Ferst e com isto encorpar as denúncias que o diário publicaria dias seguintes, mas a deputada Stela Farias, do PT, teve direito a uma artística foto de duas colunas e a uma coluna inteira de rasgados elogios. Stela Farias poderá ser a presidente da CPI do PT. Quanto ao relator, Coffy Rodrigues, considerado "suspeito pela proximidade com o Piratini", o jornal preferiu sequer mencioná-lo, mas avisou que ele poderá ser derrubado na segunda-feira.

. A editora de política do jornal, Rosane Oliveira, contou na nota "Reprise de 2008", que a missão de Stela, neste final de semana, será ler o cartapácio de 1.238 páginas da ação de improbidade administrativa movida em Santa Maria. Um trabalho de Hércules e de Catão. O jornal avisa que a deputada terá que sacrificar a vida familiar para fazer o bem público de presidir a CPI do Detran. Vão sofrer seus três filhos, porque, segundo Stela, poderá vê-los muito pouco, e como se sabe a deputada é mãe doce e extremosa. Eles permanecerão muito tempo em casa, que agora é mais confortável do que a vivenda onde passaram boa parte da vida em Alvorada, na pouco movimentada Rua Oceania 243.

. "Vem aí uma nova face da Stela", avisou a deputada do PT, que promete ser mais doce, provavelmente motivada pela docilidade com que o PT e Lula renderam-se aos encantos dos seus mais novos amigos: Sarney, Renan Calheiros e Fernando Collor.

. O editor recomendaria a Stela a releitura de outro cartapácio em tramitação judicial, este do seu maior interesse. É o caso das 1.900 páginas do processo a que responde por investir de modo temerário o dinheiro do funcionalismo de Alvorada, durante seu mandato de prefeita. O Ministério Público e a prefeitura querem que ela devolva o dinheiro que sumiu. A deputada botou R$ 3 milhões de dinheiro dos servidores num banco sabidamente bichado, o Banco Santos. O Banco Santos costumava pagar generosas "comissões" aos seus aplicadores, já que só "desavisados" emprestavam-lhe dinheiro (todo mundo sabia que ele ia quebrar). O processo está em curso no Fórum de Alvorada. O editor tem cópia.

. Stella e não Yeda corre risco de parar na cadeia por causa de processos volumosos.

. Aliás, a deputada que poderá ser a presidente da CPI do PT, não responde apenas ao processo do Banco Santos, mas a pelo menos meia dúzia de outras ações. Em alguns casos, como se pode ler a seguir, ela deve urgentemente colocar em dia os valores que deve por condenações recebidas.

- A deputadaStela Farias não dispõe de condições políticas para presidir uma CPI na Assembléia do RS, diante das seis graves condenações e ações a que responde em Juizo. Não fica bem para o Parlamento do RS, que um membro seu com este volume de processos, exerça a função, investigando possíveis danos legais da mesma natureza das violações pelas quais é acusada. É uma impossibilidade.

- O processo do Banco Santos, que está no Fórum de Alvorada, tem o número 003/1.06.0005652-6 MP e Alvorada x Stela (caso do Banco Santos) - aguarda carta precatória. Stela não foi inocentada. Testemunhas teriam sido arroladas apenas para ganhar tempo.

Os outros processos:
1) 003/1.04.0005416-3 Estado x Stela: cobrança de valores referentes ao exercício de 1997. O parcelamento está sendo pago.
2) 003/1.06.0008146-6 Alvorada x Stela - execução fiscal, cobrando valores relativos a auto de infração do TCE
3) 003/1.05.0021950-4 Alvorada x Stela - execução fiscal, cobrando valores relativos a auto de infração do TCE
4) 003/1.06.0008145-8 Alvorada x Stela - execução fiscal, cobrando valores relativos a auto de infração do TCE
5) 003/1.05.0021320-4 Alvorada x Stela - ação por improbidade, já que ela não teria aplicado o mínimo constitucional em saúde e educação. O processo foi indeferido em Alvorada, a prefeitura recorreu, o que gerou o processo 70026839365, que também foi indeferido pelo TJRS.A prefeitura resolveu ir a Brasília.
6) 003/1.07.0005737-0 Alvorada x Stela - execução fiscal, cobrando valores relativos a auto de infração do TCE
7) Proc. TJRS 70018965707 - movido pelo MPE. É processo-crime relativo a crimes ambientais.

Postado por Polibio Braga às 19:38

Sávado 22 de Agosto de 2009
Postado por LILICARABINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário